O Bom Trato Entre o Casal

"Entre os Teus sinais está o de haver-vos criado esposas, de vós mesmo, para encontrardes tranqüilidade junto delas e colocou o amor e a piedade entre vós. Por certo que nisso há sinais para um povo que reflete." (Ar-Roum 30: 21)

Allah, Exaltado e Glorificado Sejas, tudo criou em casais e em equilíbrio! E para conquista desse equilíbrio o Islam deixa clara as boas condutas que uma esposa deve ter em relação ao seu marido e o marido, em relação a sua esposa!

Entre as corretas condutas e boas maneiras que a esposa deve ter com seu marido estão:

A Obediência. A esposa deve total obediência ao seu marido, dentro do que é lícito.

Diz Allah, Exaltado e Glorificado Sejas "Os homens são encarregados das mulheres, porque Allah fez eles se sobressaírem, pelo que gastam de seus meios para sustentá-las... Quanto às mulheres em que virem má conduta, alertem-nas da primeira vez, depois, recusem-se a partilhar as vossas camas com elas e por último, dêem-lhes um tapa... (leve, sem causar dano ou magoar, se for útil e fizer diferença para melhor)" (An Nissá 4: 34).

Esse trecho nos mostra que além do dever do homem pelo sustento da mulher, ele também é seu líder (protetor do deen) e tem o direito de corrigi-la quando ela se desvia das diretrizes islâmicas. Ela deve obedecê-lo em todas as questões relacionadas ao deen.

O Profeta, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele disse:

"Se eu tivesse que ordenar uma pessoa a prostrar-se diante de outra, eu teria ordenado que a mulher se prostrasse diante do marido” (at-Tirmidhi)

Dentre os ítens de obediência, está que uma esposa jamais deve sair de casa sem autorização. E jamais deve admitir em sua casa alguém que seu marido não goste.

A Proteção da Riqueza do Marido e da Educação de seus Filhos.

O Profeta, que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele disse:

“As melhores das mulheres são aquelas que quando você olha para ela você se agrada, quando você manda, ela obedece e quando você não está presente, ela mantém seus segredos e protege sua riqueza.” (Nasaa’i). E ainda: “Ensinem aos vossos filhos e à vossa família o bem e concedei-os uma boa educação.” (Musnad abul-Razak). Disse também:“Eduquem seus filhos de acordo com 3 pontos principais. São eles: o amor ao Profeta, a seus descendentes e a recitação do Alcorão”.

Ela jamais deve sobrecarregar seu marido com pedidos que ele não possa atender.

Ela deve sempre estar disposta a proporcionar prazer ao seu marido e deve ser um fonte de tranqüilidade a ele.

O Profeta, que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele disse:

“Quando o marido chama a esposa para a cama, ela se recusa e ele passa a noite zangado com ela, os anjos continuarão a amaldiçoá-la até chegar a manhã” (Muslim). E ainda: Quando um homem convida sua esposa ao leito conjugal, ela deve obedecer, ainda que esteja ocupada assando pão no forno. (Tirmizi e Nasaa'i)

Awf bint Muhlim ash-Shaybani deu um conselho à sua filha na noite do casamento dela:

“Minha filha, você partiu de sua casa onde você nasceu e do ninho onde você foi criada para um homem que você não conhece e um companheiro com quem você não está familiarizada. Portanto, seja uma criada para ele e ele será seu escravo. Demonstre a ele dez qualidades e você será um tesouro: Contentamento, obediência, cuidado com sua beleza, consideração pela hora em que ele dorme e por suas refeições. Cuidado com o dinheiro e com os filhos dele, evite desobedecê-lo e mantenha os segredos dele. Não mostre felicidade quando ele estiver preocupado nem pesar quando ele estiver feliz.”

O marido muçulmano também aceita que sua mulher tenha direitos sobre ele.

Allah, Exaltado e Glorificado Sejas, diz: “... porque elas tem direitos equivalentes aos seus deveres...”. (Surah Al-Baqarah 2: 228, trecho).

O primeiro e inquestionável direito da mulher muçulmana é ao sustento e ao dote.

Diz Allah, Exaltado e Glorificado Sejas: "Concedei os dotes que pertencem às mulheres e, se for da vontade delas conceder-vos algo, desfrutai-o com bom proveito." E ainda: “Os homens são encarregados das mulheres, porque Allah fez eles se sobressaírem, pelo que gastam de seus meios para sustentá-las...” (An Nissa 4: 4 e 34, trecho).

Sobre o sustento, os sábios explicam ainda, que é um direito da mulher uma vez que ela está a disposição do marido e só pode sair de casa com sua permissão.

Ela também tem direito de sentir-se cuidada... Amada... E ser bem tratada.

Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) narrou que o Profeta, (que a paz e bênçãos de Allah estajam sobre ele) disse: “Sejam gentis para com as mulheres'". (Bukhari e Muslim)

Entre as demais condutas e boas maneiras que o marido deve ter com suas esposas estão:

Paciência, tolerância e compaixão.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse:

“Eu aconselho que tratem bem as mulheres, já que a mulher foi criada de uma costela torta e a parte mais torta da costela é a parte superior, se tentar endireitá-la, a quebrará e se a deixar, seguirá torta. Os aconselho então, que tratem de forma adequada as mulheres”. (Bukhari e Muslim).

Esse dito é um aviso claro aos homens: Muçulmanos, tenham paciência com as mulheres, elas têm particularidades em seu comportamento.

Ter uma boa relação com ela.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse:

“O melhor de vocês é o que melhor trata a suas esposas”. (Ahmad e Tirmidhi)

O bom trato com as esposas significa deixá-las felizes, levá-las passear em sua companhia, sorrir para elas, dizer palavras bonitas. Amá-la e respeitá-la, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse:

“Que nenhum crente repudie uma crente. Pois se odeia dela alguma característica, seguramente se satisfaz de outra”. (Muslim)

Ser Justo.

Um companheiro perguntou ao Profeta de Allah:

"Qual é o direito da esposa sobre seu marido?" Ele disse, “Que você a alimente quando se alimentar e que a vista quando você se vestir e que não bata em seu rosto. Não fale mal dela e não se afaste dela, exceto na casa.”

Agradá-las Sexualmente.

O Profeta, que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele, disse:

“Três coisas que o homem não deve fazer:

1 – Que se encontre com quem deseja conhecer e se separe dela sem saber-lhe o nome e a família;

2 – Que a pessoa devolva o presente que lhe foi dado;

3 – Que o homem tenha relações com sua esposa sem antes conversar com ela e entretê-la." E ainda: "Quando alguém quer ter relações íntimas com sua esposa, não deve cair repentinamente sobre ela, como se fosse um animal, deve haver algo intermediário". Foi-lhe perguntado: " O que seria algo intermediário?" O Profeta, que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele, respondeu: "São os beijos carinhosos e as palavras de amor." (Dailami).

Manter os seus segredos.

Não mencionar ou criticar os seus defeitos e limitações.

Brincar e se divertir com ela.

Aisha (que Allah esteja comprazido com ela) narrou:

“Tive a chance de viajar com o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) quando era jovem. Ele pediu para as pessoas que continuassem viajando e tomassem a nossa frente e disse: “Vamos fazer uma corrida”, fizemos e eu ganhei. Depois de algum tempo, quando eu já tinha ganhado alguns quilos, durante outra viagem ele pediu que as pessoa se adiantassem a frente dele e disse: “Vamos fazer uma corrida”, fizemos e desta vez ele ganhou, logo depois riu disse: “Esta é a compensação daquela primeira.” (Ahmad e Abu Daud).

O Profeta, que a paz e bênção de Allah estejam sobre ele, disse também:

"Se o homem for paciente com o mal tratamento dispensado pela sua esposa, Allah (Exaltado e Glorificado Sejas) o recompensará como recompensou o Profeta Aiyub (Jó) (que a paz de Allah esteja com ele), devido a sua paciência na hora da adversidade. Se a esposa tiver paciência com o mal tratamento dispensado pelo seu marido, Allah (Exaltado e Glorificado Sejas) e recompensará, como recompensou Ássiah (que Allah esteja comprazido com ela), a esposa do faraó."

Quando uma esposa agrada seu marido encontra nisso muitos benefícios, podendo até ser este um caminho que a leve ao Paraíso.

Ummu Salama (que Allah esteja comprazido com ela), relatou que o Profeta, que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele, disse: "Se uma mulher morre enquanto seu marido está contente com ela, essa entrará no Paraíso." (Tirmizi)

Quando um marido agrada sua esposa, encontra nisso muitos benefícios, pois está revivendo a sunnah do Profeta Muhammad, que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele!

Um casamento saudável e satisfatório é conquistado quando marido e esposa se esforçam juntos, na obediência a Allah, Exaltado e Glorificado Sejas!

Um amor forte e seguro cresce entre o casal, quando sua base é o amor ao Deen (Modo de vida islâmico)!