Orientações Sobre as Mulheres que Trabalham Fora de Casa

Em nome de Allah, Glorificado e Louvado Sejas.

O princípio básico é que a mulher deve ficar em casa e não sair, exceto para fins necessários. Diz Allah no Sagrado Quran:

"E permaneceis em suas casas, e não fazeis exibição de vossos encantos corporais como nos tempos da ignorância."(Al-Ahzab 33:33)

Embora este versículo seja dirigido às esposas do Profeta
(que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele), também se aplica às mulheres crentes em geral. O versículo foi dirigido às esposas do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) por causa de sua honra e status e porque elas são o exemplo para as demais mulheres crentes.

O Profeta
(que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "A mulher é 'awrah e se ela sai, Satanás a tenta na esperança de desviá-la. A mulher nunca está tão perto de Allah do que quando fica em casa”. Narrado por Ibn Hibbaan e Ibn Khuzaymah.Classificado como saheeh por al-Albani em al-Silsilah al-Shaheehah. 2688.

E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse a respeito da oração de uma mulher na mesquita: "Suas casas são melhores para elas."
Narrado por Abu Dawood (567) e classificado como saheeh por al-Albani em Sahih Abi Dawood.

É permitido que uma mulher saia de sua casa para o trabalho apenas sob determinadas condições. Essas condições são:

- Necessidade do trabalho para adquirir um dinheiro indispensável.

- O trabalho deve ser adequado à natureza da mulher, como por exemplo: medicina, enfermagem, ensino, costura, e assim por diante.

- O trabalho deve ser em um lugar freqüentado por mulheres, sem haver mistura com homens não-mahram.

- Enquanto no trabalho, ela deve vestir-se de acordo com o hijab sharii (cobrir-se completamente)

- Seu trabalho não deve levá-la a viajar sem mahram.

- Ao sair para trabalhar a mulher não pode cometer qualquer ação que seja haram (ilícita), como por exemplo estar sozinha com um motorista, ou usar perfume onde homens não mahram possam sentir o cheiro.

- O trabalho não deve levar a mulher a negligenciar suas atividades essenciais tais como cuidar de sua casa, marido e filhos.

Saalih Shaykh Muhammad ibn al-'Uthaymeen disse: O campo em que a mulher trabalha deve ser freqüentado apenas por mulheres, como por exemplo ensino de meninas, suporte administrativo ou trabalhar em casa, como costureira e assim por diante. Quanto a trabalhar em campos que são para os homens, isso não é permitido, porque exigiria que ela se misture com estes, o que é uma grande fitnah (fonte de tentação e problemas) e deve ser evitado. O Profeta
(que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não deixei atrás de mim nenhuma fitnah maior para os homens do que as mulheres”.

Se estas condições forem satisfeitas no trabalho, então não há nada de errado em uma mulher trabalhar fora de sua casa.


E Allah sabe mais.
Islam Q & A