Relacionamentos Virtuais: Uma arma de Shaytan

"Óh humanos, desfrutai de todo o lícito e do que a terra contém de salutar e não sigais os passos de Satanás, porque é vosso inimigo declarado". (Al Baqara: 168)

Devido a influência da cultura ocidental, vemos muitos muçulmanos aderindo aos seus modelos de relacionamento e entre eles e o mais fácil deles, é o relacionamento virtual. O relacionamento virtual é uma arma de Shaytan para desviar os muçulmanos. Em termos simples " Relacionamento Virtual" significa conhecer e , em seguida, se envolver em relação emocional com qualquer estranho do sexo oposto através da Internet . Tudo se inicia com um simples “Olá ou Salam” e um começa a conhecer o outro através de assuntos decentes e dúvidas sobre a religião. Mas, com o evoluir das conversas, vem os assuntos pessoais e a intimidade e logo as pessoas se envolvem e vira uma relação emocional que facilmente leva a sérios atos ilícitos! O fim de tais relações deixa as marcas do arrependimento na vida real. As pessoas perdem a pureza, a auto-estima e enfraquecem sua fé!

Alguns dos efeito que os relacionamentos virtuais causam na vida real das pessoas:

Lamento e culpa

A pessoa se lamenta e se culpa de ter aberto espaço para ele/ ela despertar seus desejos. O sentimento de culpa é real, ao contrário do relacionamento virtual. A pessoa se culpa pois sabia que manter conversas online com o sexo oposto acabaria em graves pecados.

Aborrecimento e confusão

Aborrecimento pela culpa de apresentar um muçulmano para uma muçulmana que conheceu on-line e agora saber que eles estão namorando.

Um muçulmano pode confundir uma recém convertida, mostrando e a estimulando a um comportamento ilícito.

Uma muçulmana pode ficar confusa e não conseguir parar de conversar com um homem que que diz gostar dela e a pediu em casamento.

Um amigo/a pela Internet pode levar a confusão de sentimentos e deixar com que o outro não saiba se a intenção é uma proposta de casamento ou um simples bate-papo para passar o tempo.

Mágoa

◊ O "amigo" da Internet quer se casar comigo, mas manter o casamento em segredo ◊ O "amigo" da Internet está pronto para se casar comigo , mas de repente me corta de seus contatos e não fala mais comigo. ◊ Fomos apresentados via internet, nos apaixonamos, mas de repente ele disse que não.

Problemas na vida de casado

Um bate-papo online com outra pessoa, pode deixá-la/o apaixonado, ainda mais se o marido ou esposa não são muito amorosos.

Casado/a mas desenvolveu um amor com o "amigo" on-line. Um relacionamento online pode quebrar a confiança dentro de um casamento.

Perder o Controle

Uma relação virtual facilmente fica fora de controle, nos confunde e nos leva a um comportamento inadequado ◊ A relação online acabou ficando mais intima do que o esperado e aí ele te deixou e falou de você para os outros, com isso você perde o respeito entre as pessoas religiosas.

Por que tudo isso costuma acontecer?

"Satanás vos atemoriza com a miséria e vos induz à obscenidade; por outro lado, Deus vos promete a Sua indulgência e a Sua graça, porque é Munificente, Sapientíssimo." (Al Baqara: 268)

A principal razão de tais acontecimentos é o nosso descuido em relação aos ensinamentos islâmicos sobre como devemos nos portar com homens que não são nossos mahram. As pessoas consideram essas conversas online inofensivas, apenas um meio para passar o tempo, bater um papo com algum irmão, trocar idéias, sugestões... Mas com o passar do tempo elas acabam se tornando uma amizade com um não-mahram! E nesse momento Shaytan assume o controle, confundindo a mente, levando a atos ilícitos! Chama-se isso de "Os passos de Shaytan".

O Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:

"Nenhum homem (não mahram) e mulher estão sozinhos juntos, Shaytan é o terceiro presente." Quando um homem e uma mulher estão mantendo conversas privadas on-line é como se eles estivessem conversando sozinhos, então Shaytan está no meio deles!

Como evitar tais tragédias?

A única maneira de evitar todos esses males é aderir aos ensinamentos islâmicos e pedir pela proteção de Allah, Exaltado e Glorificado Sejas, através da recitação dos versos do Sagrado Quran e súplicas. Por natureza, o ser humano é fraco e nós não podemos nos salvar a nós mesmos de todos os males de Satanás, a não ser através da proteção de Allah, Glorificado e Exaltado Sejas.

"Quanto aos tementes, quando alguma tentação satânica os acossa, recordam-se de Deus; ei-los iluminados." (Ala' Raf: 201)

Hoje todas as pessoas tem acesso a conexões com a internet com facilidade, por isso é muito importante conhecer os perigos de tais relacionamentos virtuais e devemos educar nossos jovens sobre esse assunto.

Fatwa (decreto religioso)

Proibindo a correspondência (conversas) entre mulheres e homens não-mahram


Shaykh Ibn Jibreen disse sobre a correspondência (conversa) entre homens não-mahram e mulheres: "Não é permitido para ninguém se corresponder com uma mulher a qual ele não é mahram, porque há fitna (tentação) envolvidos nisso. Aqueles que estão conversando pensam que não há fitna em suas conversas, mas mesmo se assim for, Shaytan continuará a tentá-los até que um se apaixone pelo outro. O Satanás faz com que cada um deles imagine as qualidades atraentes no outro, o que os leva a desenvolver uma paixão por aquela pessoa e isso prejudica o seu desenvolvimento espiritual, deixando-o mais envolvido e apegado as paixões mundanas. Toda correspondência entre homens e mulheres, principalmente entre os jovens, está envolta em fitna e rodeada de perigos e isso deve ser evitado, mesmo se os indivíduos afirmarem que não há amor ou desejo envolvidos em suas conversas.

O Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) ordenou para aquele que ouve os sinais do Dajjal ir para longe dele e disse que um homem vem a ele como um crente, mas o Dajjal continua a tentá-lo até o levar ao erro." (Fim da citação)

A Shari'aa proíbe todos os meios que podem vir a levar a fitna (tentação), por tanto proíbe que uma mulher fale com doçura com um homem estranho assim como proíbe que fique a sós com ele.

Fataawa al-Mar’ah, compilada por Muhammad al-Musnad, p. 96.

In sha Allah esse texto servirá para uma reflexão e iluminará a mente dos irmãos e irmãs e fará com que eles evitem as "Relações Virtuais," para salvaguardar seu Iman e manter sua Paz!

Que Allah, Exaltado e Glorificado Sejas, proteja a todos nós e a nossa família de todo o mal. Amin.

E lembrem-se! " O sábio é aquele que aprende com a vida dos outros".

Muhammad Faheem S.

fatwa: http://www.islam-qa.com/en/78375 http://www.islam-qa.com/en/34841

Tradução e adaptação: irmã Daniela